ABRUPTO

22.9.13


EPHEMERA: APELO COM URGÊNCIA

"Para que é que isso serve?" (pergunta de uma jornalista quando de uma recolha de material junto de uma candidatura).

16.09.13 (3)sA cobertura das eleições autárquicas está no seu momento mais crítico. Os últimos cartazes, os materiais de freguesia, as acções de campanha atingem o apogeu esta semana. Depois das eleições, daqui a uma semana, começa de imediato a destruição de cartazes, panfletos,  objectos de propaganda, com o encerramento e "limpeza" das sedes. Há cerca de 12000 candidaturas distintas, a concelhos e  freguesias, de todos os partidos incluindo os que cobrem o conjunto do território nacional, PS, PSD, CDS, CDU e BE, e dos partidos mais pequenos, MRPP, PAN, PTP, etc. Centenas de movimentos independentes surgiram nos concelhos e nas freguesias, que se dissolverão depois das eleições. A maioria dos partidos, a começar pelos grandes, não tem arquivos organizados e como muita propaganda está cada vez mais descentralizada (por exemplo nas freguesias) nem sequer as sedes concelhias guardam exemplares das listas locais. Nos concelhos mais pequenos esta é a regra, confirmada em contactos directos com as sedes de campanha. Por isso, o risco  da perda da memória  política e histórica é grande.

Nenhuma instituição nacional faz este trabalho de recolha sistemática, nem a Biblioteca Nacional, nem a Torre do Tombo, nem nenhum dos grandes arquivos de fundações. A comunicação social, que podia ter algum papel na consciencialização da necessidade de guardar esta memória, usa extensivamente o EPHEMERA sem o citar, mas prefere os "Tesourinhos Deprimentes". Por outro lado, é mais cómodo usar as imagens electrónicas existentes na Rede, desvalorizando os elementos físicos das campanhas, mas a prazo perceber-se-á que a plena compreensão do fenómeno político das autárquicas, na sua dimensão icónica, simbólica, social e económica, só se percebe inteiramente com os objectos físicos, sejam T-shirts, canetas, fitas ou caixas de medicamentos. Por isso, nos contactos com as candidaturas e os voluntários que ajudam o EPHEMERA neste trabalho se salienta sempre a importância de recolher o papel de um panfleto, mesmo quando haja o texto na Rede.

Até esta data exsitem materiais de 170 concelhos, na maioria dos casos cobrindo mais do que uma candidatura, incluindo por regra PS, PSD , CDS, CDU, BE, sozinhos ou coligados. Há, em comparação com as eleições de 2009, muito maior cobertura das freguesias, e dos movimentos independentes. Nos últimos dias mais de 1000 espécimes, fotos, panfletos, cartazes, objectos de propaganda, etc. entraram no ARQUIVO / BIBLIOTECA Várias "expedições" tem sido realizadas por mim próprio e pelos amigos do EPHEMERA para recolher fotografias e materiais de campanha, principalmente no interior do país, nos pequenso concelhos mais remotos e isolados. Este trabalho será intensificado pela emergência do tempo e continuará depois das eleições. A digitalização dos materiais e a sua publicação será mais demorada (ainda há materiais de 2009 por publicar), mas aqui o tempo não tem urgência.

Apelo a todos para que ajudem neste trabalho, voluntário e voluntarioso, nas suas terras, freguesias e concelhos, nas candidaturas em que participem, nos partidos e movimentos de que façam parte.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]