ABRUPTO

30.9.03


JUDEU ERRANTE

Por razões que (me) entram pelos olhos dentro, interessam-me as maldições de errância, quando alguém é condenado a andar permanentemente à procura de um lugar que não existe e por isso não pode nunca parar. Eis uma verdadeira maldição.

Uma das mais conhecidas é a do "judeu errante" , o judeu que se teria negado a ajudar Cristo no sua passagem com a cruz por Jerusalém, e a quem este teria condenado a perpetuamente viajar pelo mundo , sem casa, nem abrigo, de terra em terra, numa procura sem sentido nem fim. O que eu não sabia é que vários homens se convenceram de que eram o "judeu errante", e que aparições do maldito pontuam a Europa desde a Idade Média, de Toledo à Ucrânia. Um mapa muito interessante da errância do judeu vem em Martin Gilbert, The Routledge Atlas of Jewish History, Routledge, 2003.

Entretanto, parece que o judeu errante foi para Nova Iorque, o que é natural porque é a cidade onde mais judeus há no mundo. Uma das últimas aparições ter-se-ia dado aí, em 1940, quando um agente de seguros se convenceu de que incarnava o judeu pouco hospitaleiro, que negou um lugar de descanso a Cristo. Visitava com frequência a Biblioteca, onde lia biografias de si próprio, e mandou imprimir um cartão de visita onde se lia "The Wandering Jew".

Talvez um dia o encontre num aeroporto, voando sem descanso, e troquemos cartões de visita, de errante a errante.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]